Teste final





Objetivo atingido!
O robô VGC segue o caminho e quando chega até a vítima fecha a garra e da meia volta.

Projeto concluído - 360º







Foi melhorada a estrutura do robô VGC para melhor equilíbrio.

O Motor de Garra foi mais para atrás equilibrando melho o peso do robô.

Foram presas barras ligando a estrutura da perto da garra na lateral do robô, melhorando a estabilidade da garra.

Colocamos um Sensor Ultrasom no fundo do robô para quando ele for usado no modo Mestre poder detectar a passagem do robô escravo.

Finalmente o projeto do robô VGC chega ao fim.

A Garra



O desenvolvimento da garra foi bastande complicado por se tratar de engrenagens, contudo a VGC atingiu seu objetivo.

A garra fecha de lado, suspendendo a vítima do chão, o que facilita o movimento do robô.

Aprimorando



Depois de vários testes, verificamos que os sensores de toque deveriam funcionar independente um do outro, pois se a alavanca fosse única para os dois sensores, a constante elástica da mola dentro de cada sensor seria somada uma a outra e essas teriam força suficiente para empurrar a vítima para frente quando deveria justamente acontecer ao contrário, a vítima deveria empurrar a alavanca para trás.

Criamos então alavancas individuais para cada sensor. Colocamos também na ponta de cada alavanca um pequeno peso que deixa o sensor mais sensível para o toque da vítima.

Pronta o sensor de toque, foi a hora de comaçar a construção da garra.

O Motor da Garra foi preso logo acima do CLP, como mostrado da figura.

Achando as vítimas



Após aprimorar o sensor de Luz, era a vez do Robô VGC ter um sensor que detectaria as vítimas.
Foi instalado então dois sensores de toque na frente do Robo.
Tais sensores serão pressionados por uma alavanca que sera empurrada pela vítima assim que o robô chegar até ela.

Primeiros passos

A VGC começou a desenvolver o seu protótipo do robô para a missão de resgate.

A idéia começou com dois motores fixados abaixo da CLP.

Depois de colocar uma roda dentada na lateral de cada motor, foram criados mais dois eixos com rodas de cada lado de fixação da esteira de borracha.

A idéia foi colocar a esteira de borracha em forma triangular nos três eixos de cada lado, isso porque essa configuração permite que a borracha da esteira seja mais bem esticada e gere mais atrito no chão.

O sensor de luz, que detectará o caminho (faixa preta no chão), foi fixado na frente do protótipo, entre os motores, bem próximo ao seu eixo de rotação. Isso ajudará na correção da rota mais rápida.



Objetivo

Em primeiro lugar a equipe de cientistas e engenheiros da NASA terá como objetivo desenvolver um robô que fará a busca e captura dos sobreviventes, simulando um trabalho de resgate em Marte. A intenção é se aproximar ao máximo das condições reais que os astronautas poderão encontrar na missão ao planeta vermelho e garantir o sucesso da missão.

A missão


O ano é 2010, e a NASA realizou outro importante avanço para a humanidade - conseguiu pousar com sucesso uma equipe de astronautas em Marte. Entretanto, logo após a chegada no Planeta Vermelho, a missão enfrentou um desastre catastrófico e misterioso, dizimando os tripulantes. Um dos sobreviventes consegue enviar uma rápida mensagem criptografada à Terra, em busca de um possível socorro.
Impressionado com a enigmática mensagem recebida da equipe Marte, a NASA rapidamente organiza uma missão de resgate para investigar a tragédia e envia a equipe VGC para trazer de volta os possíveis sobreviventes. Levando a bordo o comandante Victor Fonseca e seus companheiros, a Dra. Caroline Dias e o cientista Gilzenir Dórea, os astronautas partem em uma heróica viagem de seis meses até Marte.